OpiniãoPC GamerPlaystationRede e InternetXbox

Esta na Hora de Trocar seu Roteador ou Modem?

Bazar DG - Ofetas com até 80% Off

Lá em algum canto escuro de sua casa, ou colocado estrategicamente em algum outro lugar que não incomode, está seu Roteador ou Modem, sim existem diferenças entre os dois equipamentos, no entanto, nos dias de hoje eles se comportam superficialmente como o mesmo, mas com trabalhos distintos. Vamos separar primeiro as categorias, podemos chamar de modem o equipamento fornecido pela sua operadora de internet, ele tem o objetivo principal modular o sinal da Operador (Fibra, Cabo,Adsl e outros) para pacotes TCP/IP de sua rede, ele também possui a função Roteador ao qual realmente não recomendamos para uso em Games, se que saber porque? de uma conferida neste vídeo “Rede Para Games”, do outro lado temos o dispositivo chamado apenas de Roteador, o equipamento que tem a missão de distribuir, criar rotas de rede local e internet em toda a sua residencia, seja por meio de Wi-fi ou cabeamento, geralmente é aquele dispositivo que você compra e conecta ao seu modem.

O que ninguém acaba levando em consideração é que como todo equipamento eles possuem tempo de vida útil e ela pode ser curta dependendo do dispositivo e uso, pense bem, se trata de um dispositivo que fica acionado 24/7, pois após seu multiplayer você usa a internet para outras coisas, parando realmente para pensar você já deu a devida importância ao calor gerado pelo equipamento como você dá ao seu console ou PC? Indo mais além já imaginou o trabalho que da para um roteador estar no Multiplayer, Whatsapp, Facebook, Discord, Twitter, Twitth, Mixer, Youtube, Netflix, Updates do Windows, Updates da sua Smart TV, Notificaçoes infinitas no SmartPhone e muitas vezes dependendo de quantas pessoas e dispositivos estão em sua casa tudo isso sendo feito de uma vez. Mas claro você não pensou nisto, Certo?

Se a resposta for não provavelmente você possa ter um equipamento em sua casa com mais de 4 anos de uso que pelo fato de ligar e ter internet não quer dizer que está em sua plenitude de funcionamento, desta forma você culpa sua operadora ou a internet Brasileira que sim, tem uma péssima infra estrutura, claro você pode estar certo, mas o fato é que também pode estar com um equipamento “Cansado” que pode apresentar vários sinais como estes;

  • Travamentos Constantes
  • Velocidade inconsistente
  • Engasgos Constantes na Conexão
  • Muito Quente
  • Perda repentina de configurações
  • Muitas visitas de seu técnico
  • Quedas e Voltas Repentinas

Claro, você também pode estar exigindo mais do seu aparelho do que ele pode te oferecer se não seguiu as especificações de sua necessidade e comprou só pelo preço, para descobri isso vou recomendar novamente nosso vídeo “Rede Para Games”, se este não for o seu caso, talvez uma nova compra seja necessária. Isso acontece pois equipamentos residenciais não possuem a mesma preocupação corporativa, sejamos francos se seu multiplayer cair você não perderá milhões de dólares certo? Vendo por este lado equipamentos residenciais mesmo os mais caros (se bem que estes na maioria dos casos duram bem mais) são fabricados com componentes não resistentes, processadores não ventilados, placas com projetos arquitetônicos muito próximos que acabam esquentando tudo a sua volta, memoria, capacitores, transistores e outros, tudo isso aliado ao acumulo de poeira já que nunca passou pela sua mente limpar seu Roteador e se usa modem de operadora então nem pode fazer isto, enfim, uma série de variáveis inevitáveis acontecem com estes aparelhos incluindo novos dispositivos conectados que exigem mais deles do que eles suportam e tudo isso “Cansa” seu Roteador.

Mas Quanto Tempo Dura?

Infelizmente não existe uma regra de expectativa de vida de roteadores como percebeu depende de inúmeros fatores, posso te aconselhar de acordo com minha experiencia, tenho internet em casa desde 1994 (Eu sei isso me deixa velho) e já tive tantos equipamentos modens e Routers que nem lembro qual foi o primeiro (mentira lembro sim foi um US Robotics de 56Kbps “Modem Incrível”) com estes anos vi que no geral aparelhos de baixo custo os famosos “De Prateleira” tem um vida útil aceitável de 2 anos os de médio porte que oferecem mais tecnologias e possuem processamento dual core vivem mais, cerca de 5 Anos e os Top de linha que provavelmente você irá querer ter até ver o preço uma expectativa acima de 7 anos.

Bom, se decidiu que precisa de um novo deve seguir algumas recomendações, eu sei esta ficando chato isso mas novamente vou recomendar nosso vídeo para te ajudar nesta etapa “Rede Para Games”, no caso de Roteadores recomendo afastar um pouco o escorpião do bolso modelos realmente eficientes para Games custam a partir de R$ 200,00 um excelente custo beneficio é o Tenda AC6 que pode ter mais detalhes neste vídeo “Analise Tenda AC6” na media e se tiver internet acima de 100 mbs vai precisar de um Router Gibabit que hoje custa a partir de R$ 400,00 na media uma recomendação nossa é o Dlink DIR-878 que pode conferir detalhes neste vídeo “Analise Dlink DIR-878”.

Agora voce esta usando modem da operadora (por favor não diga que esteja fazendo isso) ou até mesmo usa um roteador mas já faz um tempo que o modem está lá, então você precisa ligar para sua operadora e solicitar a troca do equipamento, não precisa inventar nada é só pedir a troca, algumas operadoras podem tornar o trabalho mais dificultoso alegando que esta tudo funcionando, como se o operador estivesse em sua casa toda hora caindo em uma partida de PUBG de 10 em 10 minutos, nesses casos e você não leu isso neste site sério, voce pode “alegar” aquecimento do equipamento ou ser mais convincente citando um problema de liga e desliga sozinho! Te garanto que o técnico que for trocar seu aparelho não vai esperar ele desligar, pode ter certeza, por fim, modem trocado, há sim, antes que me esqueça use esse modem só para modular ok! compre um roteador.

E por fim para durar mais seu novo equipamento, sempre mantenha em lugar arejado, desligue se não for usar e se for possível ( eu sei isso é complicado você vai ter que levantar da cama depois de acessar seu Facebook), mantenha limpo o equipamento e sempre leve em consideração o que esta usando e quantos equipamentos estão usando junto com você.

Eu sou Gotikozzy e até a proxima!

Mostre Mais

gotikozzy

Gotikozzy é amante e entusiasta de tecnologia e Games desde criança, formado em Engenharia de Software trabalhou 20 anos na área de TI, cansou e virou Youtuber e agora também fica pagando de Editor, é conhecido por falar mais rápido do que você possa entender

2 Comentários

  1. Gotikozzy, existem modelos do Tenda, como o AC15, que estão na mesma faixa de preço do D Link DIR 878, minha pergunta é, compro o DIR 878 ou um Tenda AC 10, 11 ou 15??? Abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Close
Close
Close