Xbox

Cuidado! Não instale Apps no Xbox One no modo Dev

Bazar DG - Ofetas com até 80% Off

Nos últimos dias tenho me deparado com alguns artigos que orientam e ensinam a instalar aplicativos NÃO AUTORIZADOS pela Microsoft no Xbox One pelo Modo Dev, acredito que alguns usuários e até mesmo os autores dos artigos desconhecem os Riscos e prejuízos presentes nesta operação, portanto vou lhe explicar agora porque não deve fazer isso, a não ser que realmente seja um Desenvolvedor.

O que é ?

O modo Developer do Xbox One é uma iniciativa da Microsoft para estimular e popularizar a produção de aplicativos para o Console, ele faz parte da família de ferramentas de desenvolvimento do UWP do Windows, além de uma versão diferente do sistema Xbox, ele contem recursos de comunicação com a ferramenta de desenvolvimento Visual Studio, nesta ferramenta você cria o código do seu App e o executa no Xbox em modo Debug para testes, você pode gerar um pacote e instalar manualmente ou realizar o Deploy (Instalação) diretamente do Visual Studio para o Console.

IDE do Visual Studio com um Código UWP

A principio qualquer pessoa pode ter acesso ao Modo Dev, basta baixar o App na Xbox Store e ativar, é preciso uma conta de Desenvolvedor que é um recurso pago, no entanto a Microsoft de tempos em tempos disponibiliza contas Free semestrais ou anuais para incentivar novos Desenvolvedores (que estão ensinando a usar nos artigos, para instalar apps não autorizados), eu mesmo ao participar da Microsoft Academy no inicio do UWP ganhei uma licença vitalicia, pena que virei Youtuber e acabei não usando, mas quem sabe um dia será lançado um App do Detonando Gueek para Xbox e Windows 10!

Primeiros Riscos

Primeiramente ao ativar o modo Dev todos os recursos e jogos de sua biblioteca são desativados, você perde o acesso a Xbox live também, mas calma, você pode mudar para o modo comercial e tudo volta a funcionar.

Mas tem um detalhe importante o Modo Dev é uma nova versão do firmware do Xbox, uma versão com novas implementações muitas vezes a frente da Versão Insider Preview, desta forma esta versão possui muito código embrionário que precisa ser melhorado, o resultado disto é que a qualquer momento mesmo no modo Comercial voce pode ter;

  • Travamentos,
  • Quedas de FPS,
  • Problemas de Rede
  • Corrupção de Dados (Que te obriga a Restaurar e Perder Tudo)
  • Corrupção de Save Games
  • Erros de Sincronização do Controle
  • Problemas de Sinal HDMI

Mas se pode ocorrer tudo isso, porque os Desenvolvedores utilizam? Vamos lá, quando você é um Desenvolvedor além do código uma das suas principais funções é gerenciar problemas (Que acontecem o tempo todo), desta forma um Dev tem ciência de tudo o que pode ocorrer, bem como conhecimento para resolver ou contornar a situação, outro ponto importante é que um console de Desenvolvedor é um investimento para o trabalho, tem a mesma importância que uma Workstation na sua empresa é só uma ferramenta, portanto mesmo que ele tenha jogos no modo comercial eles não são sua prioridade.

Outro ponto importante é que para sair definitivamente do modo Dev e voltar para o modo Normal do console é preciso Restaurar o Sistema de Fabrica, perdendo tudo o que esta instalado, contas, save games e jogos.

Mas o pior ainda esta por vir

Os possíveis problemas citados acima, não são nada comparado o que pode ocorrer instalando aplicativo de terceiros no modo Dev.

Primeiramente estão pedindo para voce acionar o modo dev porque se trata de um aplicativo NÃO AUTORIZADO pela microsoft, isso significa que após a sua conclusão foi enviado para auditoria de Apps da Microsoft e não foi aprovado por algum motivo que entre muitos podem ser;

  • Ausência de Certificado de Segurança
  • O código não segue as boas Praticas do UWP
  • O Aplicativo possui conteúdo proibido no Código de Conduta Xbox
  • O Aplicativo contem trechos de código malicioso
  • O Aplicativo se Conecta a um servidor não Seguro
  • O Aplicativo não é de uma Identidade Confiável
  • Layout não segue os padrões do UWP

Dentre estes os mais preocupantes são referentes aos itens de segurança, o App pode estar se conectando a um servidor não seguro e pode conter técnicas de phishing para capturar dados, que mesmo que são bloqueados no modo dev o App pode lhe estimular a criar contas ou passar informações confidenciais, alem disto, um código mau escrito também pode trazer problemas de corrupção de dados e travamentos no console.

Risco de Banimento do Console

Esta claramente descrito no Código de Conduta do Xbox, que a instalação de Aplicativos não autorizados pela Microsoft resulta em banimento do console quando detectado.

Mas estou no Modo Dev como vão saber que o app não é meu ? Simples, primeiramente você nunca conectou o Visual Studio ao Xbox, nunca realizou um Deploy, sua aplicação esta meses na mesma versão, não existe alterações e o pior, você e alguns milhões pelo mundo tem o mesmo App ID instalado, uma das duas, ou você esta instalando App não autorizado de terceiros ou esta vendendo seu App que não é Autorizado, qualquer uma das duas é banimento e sim a Microsoft tem como saber, toda instalação UWP gera um ID de deploy único.

Bom agora você já sabe, a escolha é sua, os aplicativos que solicitam isso no geral são emuladores e outras quinquilharias que tem a milhares no Google Play para baixar gratuitamente e sem trabalho algum pelo celular, se você acha que o risco vale a pena por tão pouco te desejo, boa sorte!

Eu sou Gotikozzy e Até a Próxima!

Fonte
FAQ Modo Dev XboxCódigo de Conduta XboxGuia UWP Microsoft
Mostre Mais

gotikozzy

Gotikozzy é amante e entusiasta de tecnologia e Games desde criança, formado em Engenharia de Software trabalhou 20 anos na área de TI, cansou e virou Youtuber e agora também fica pagando de Editor, é conhecido por falar mais rápido do que você possa entender

7 Comentários

  1. Concordo plenamente com todos os pontos abordados na postagem, contudo me vem a pergunta: Por que diabos a Microsoft não cria um cadastro gratuito para quem tem interesse em desenvolver ou aprender e só através desse cadastro o cabra poder habilitar o modo developer? Na minha opinião a Microsoft pode estar dando um simples fod@-s3 e liberando a bagaça pra ver no que vai dar, assim como aconteceu na versão anterior da família Xbox. Claro que a empresa está ciente dos riscos e sobretudo no que esse tipo de coisa pode impactar no mercado, e não esqueçamos que vem console novo por ai.

    1. Ola Daniel, na verdade as contas de desenvolvimento Microsoft de qualquer plataforma sempre foram pagas, você pode usar e criar código sem elas mas para deploy é preciso ter uma dependendo da plataforma que queira publicar, alem do pagamento para acesso a loja as contas também dão acesso a documentação da MSDN que é um tipo de biblioteca de aprendizado para Devs, também da acesso a Microsoft Academy que são cursos e-learning de varias tecnologias MS, existem comunidades e foruns exclusivos, enfim o pagamento não se refere apenas a publicar um App, sim também concordo que não deveria ser assim, mas é um modelo que a Microsoft adota a + de 10 anos então já sabe né.

  2. Video game para mim é para ligar e jogar! Fazer teste com apps faço no Windows mesmo! Na verdade nem no Windows, só quero ligar o equipamento e jogar! To velho para essas coisas!

  3. São os riscos de se meter em algo que não sabe fazer. Para quê um leigo vai mexer com isso? Prefiro gastar meu tempo jogando rsrsrs. Deve ter gente sonhando até hoje com desbloqueio do Xbox e voltar para os piratas rsrsrs.

  4. Discordo de muitos pontos, afinal varios desses aplicativos estão sobre a proteção da GPL que é uma licença de uso e distribuição PUBLICA de tais codigos, a Microsoft não pode banir vc por estar rodando um mesmo aplicativo de codigo free que outra pessoa, afinal são codigos gratuitos que inclusive vc pode distribuir deixando os devidos creditos (e se não me engano até mesmo comercializa-los), um exemplo é a Libretro que está trazendo o Retroarch para o Xbox One, que é um conjunto de nucleos de emulação de codigo aberto e livre feito por eles mesmo, que estão totalmente de acordo sobre as leis vigentes (inclusive né a Sony usa um desses nucleos no seu PS Classic para fazer a emulação dos jogos), então a respeito de ser proibido ou banivel isso não é verdade, a propria Libretro deixou claro no anuncio do RetroArch, o Xbox One vai ser o primeiro dispositivo da atual gen a rodar o RetroArch de forma oficial e sem precisar de qualquer tipo de jailbreak, tudo de acordo com a legalidade (até pq a emulação em codigo aberto não é pirataria se não se utiliza das BIOS originais, a pirataria vem das ROM que já é outra historia), então nisso discordo, não vai ser banido e não vai dar nada.
    Agora a respeito do resto concordo sim, colocar codigos terceiros, muitas das vezes sem conhecimento das fontes, sem verificar o MD5 do mesmo, e sem saber o que está fazendo pode ser algo prejudicial e muito pro seu console, já que vai estar mexendo com codigos muito instaveis, que são portados na maior parte das vezes porcamente, só olhar o Retrix que é um fork do Retroarch que roda porcamente a maioria dos nucleos no One, um outro exemplo foi o Nintendo Switch que teve uma onda de bricks em aparelhos por instalar coisas de fontes desconhecidas.
    No mais é isso, não é errado, não está indo contra a lei (desde que claro não envolva a pirataria de ROM’s e seja apenas como backup pessoal), não é banível, mas que pode sim dar ruim no seu aparelho caso vc faça merda com codigos terceiros.

    1. Não se esqueça que proteção GPL não esta neste contexto, quem define quais os Apps são permitidos e proibidos são a Microsoft e não incluem questões de licenciamento apenas e sim de preencher os critérios de regras pré estabelecidos para o sistema e Rede Xbox, portanto independente do licenciamento do App se o mesmo não constar como autorizado no dispositivo será tratado de acordo com as normas estabelecidas no código de conduta Xbox, infelizmente não é uma questão de opinião e sim das políticas internas estabelecidas pela Microsoft em uso de seus sistema aceitas na ativação do produto pelo usuário, consoles são equipamento fechados onde o usuário tem pouco poder de alteração, diferente do conceito aberto de PC.

      1. Sim consoles são sistemas fechados, por isso não existem homebrews em aparelhos “originais”, a questão é o Xbox é o primeiro a permitir isso oficialmente com o modo dev, não é um jailbreak é uma ferramenta dada pela própria MS para instalar aplicações feitas por terceiros, e vc tbm poder desenvolver as suas próprias.
        Se fosse “emulação no Switch, no PS4 não instale blablabla” ai concordaria, já que pra tal feito vc precisa hackear o sistema, ferindo assim todo codigo de conduta do aparelho, no Xbox não kkk, a ferramenta tá lá, está gratuita, sem maracutaia, sem exploits nem nada, é um freeware rodando no modo DEV liberado previamente pela MS para justamente rodar seus freeware kkk (já que a venda dos mesmos sem autorização sim poderia lhe dar um ban dos serviços dev do console.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Close
Close
Close